Convidados




Daniel Leal Werneck - (UFMG) Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e professor da Escola de Belas Artes - UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema de Animação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema de animação, história da animação, técnicas de animação direta (stop motion), narrativas gráficas (histórias em quadrinhos). Ganhador do 28 Prêmio Ângelo Agostini, Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Atuou como Curador e organizador do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte em 2011.





Rita Ribeiro – (UEMG)Professora do programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG. Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design e estudos da comunicação com foco em culturas urbanas e no design estratégico.




Chantal Herskovic – (UNI-BH) Possui graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) , especialização em Comunicação Novas Tecnologias e Hipermídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2003) , mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e curso-técnico-profissionalizante pelo Fundação Clóvis Salgado (2002). Atualmente é participante do grupo de pesquisa Intermídia da Universidade Federal de Minas Gerais, Ilustradora e designer da Diários Associados, Comissão técnica de análise de projetos artes da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - Superintendência de Fomen e Professor Assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Comunicação Visual. Atuando principalmente nos seguintes temas: animação, leitura do espectador, sociedade de consumo, articulação sonora, cinema industrial e Televisão.  Com 13 anos, suas tiras e quadrinhos já eram publicados no jornal Diário da Tarde. O trabalho de Chantal Herskovic foi destaque em diversos encontros e festivais de quadrinhos, entre eles a 3° Bienal Internacional e os Festivais Internacionais de Quadrinhos, realizados em Belo Horizonte. Já teve desenhos publicados na Suíça e nos Estados Unidos e participou de exposições em Barcelona e Madri.Suas ilustrações, publicadas em jornais e revistas, também podem ser apreciados em livros. A série "Juventude" já rendeu três volumes, publicados em 1998, 1999 e 2001. Além destes, Chantal também é autora dos livros "Blog da Cacau: ninguém merece!" e "Ai, amigas! Ninguém merece!", primeiro e segundo volume.





Daniel Lima - Graduado  em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Especialização em criação e Crítica da Imagem em Movimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Artes Visuais Universidade Federal de Minas Gerais. lecionando na Casa dos Quadrinhos desde 2002. Elaboração de planos de aula e material didático para a Casa dos Quadrinhos. Diretor de Animação para publicidade através do estúdio Big Jack ( 2002-2006). Autor do livro de quadrinhos Oswaldo Augusto: Dos Primórdios até o começo. ( Publicado em 2005). Professor de técnicas de Animação no INAP ( Instituto de Arte e Projeto). Participação do Festival de Cinema de Tiradentes, em 2007. Selecionado para o prêmio Suzanne Awards em 2007, categoria Melhor Design em Animação. Participação em várias edições do animamundi, sendo selecionado para a seleção "O Melhor do Animamundi Brasil", em 2008. Direção de animação do piloto Piratas vc Ninjas - Anima TV. Professor de 3D: Jogos Digitais PUC - MG2010.  







Marcelo Antonio Bicalho dos Santos - (UEMG) Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1985), atual Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestrado em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG (2011). Professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ilustração, animação e multimídia. Desenvolve pesquisa em design visual e comportamental para personagens de animação e jogos digitais.





Richardson Santos de Freitas - Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica – Escola de Design – UEMG. Pós-Graduação em Projetos Editorias Impressos e Multimídia – Centro Universitário UNA.  Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade de Educação – UEMG.  Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultura – Observatório da Diversidade. Principais atividades: Proprietário do Estúdio Nanquim (desde 2010); Membro da Associação Cultural Nação HQ (desde 2004); Editor e redator do site Quadrinho.com; Membro da Comissão de Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Gestão 2011/2012); Representante da sociedade civil na área de Artes Visuais; Programador Visual da Assessoria de Comunicação e Mobilização Social Secretaria Municipal de Políticas Urbanas – Prefeitura de Belo Horizonte; Ilustrador e Animador Web da WebAula – Educação a distância  Programador Visual da Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Urbano – Prefeitura de Belo Horizonte. Professor do Ensino Médio e de Jovens e Adultos FUNEC – Unidade Tiradentes – Contagem.



Vitor Cafaggi - (Casa dos Quadrinhos) Graduado em Desenho Industrial / Habilitação: Design Gráfico - Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (1998). Principais trabalhos: Autor da história em Quadrinhos “Chico Bento em Minha Visão Preferida” da coletânea MSP 50. 2009  Ilustração da capa do livro “Nos Bastidores da Wikipédia Lusófona” de Telma Johnson. Em 2009 Ministrou a oficina de férias “Desenho de Observação Utilizando a filosofia Wabi Sabi” na Escola Casa Aristides de Artes em Nova Lima/MG. 2009 – atualmente Ilustrador da revista bimestral “Mundo Infantil BH”. 2010   Ilustrador da história em quadrinhos “O Mais Rápido”, da coletânea “Pequenos Heróis (Little Heroes)”. 2010  Ilustrações para a Revista “Machado” #01 e #02. 2010 – atualmente Autor da série de tiras em quadrinhos “Valente”, publicada aos domingos no jornal “O Globo”. 2011 Ilustração para a capa da Revista “Mundo dos Super Heróis” #27.



Erick Azevedo - Graduando em Artes Visuais Licenciatura na UEMG. Principais atividades: Há 15 anos trabalha como professor de histórias em quadrinhos ministrando cursos em escolas como a Comuna S.A., Estúdio HQ, Casa dos Quadrinhos e Planet Comics, além de atuar em escolas públicas e privadas por todo o estado, festivais e eventos de quadrinhos como a BHQ, o FIQ e o Anime Festival dentre outros, com oficinas, palestras, debates e exposições. Iniciou seus trabalhos como quadrinista em 1983, tendo publicado em revistas como a Grafitti, Solar, Caliban e Legenda, entre outras. Participa do projeto Webcomix, de Henrique Duarte, site especializado em HQs on-line, como consultor e captador de novos autores. Desenvolve desde 1999 um trabalho na área de educação envolvendo os temas transversais, as mudanças na sociedade pós-industrial, a psicanálise, a psicologia analítica e os meios de comunicação como os quadrinhos, o cinema, o teatro, dança, mitos, lendas, fábulas, histórias coletivas, os jogos eletrônicos e o rpg. Trabalhou ainda entre 1989 e 1993 como assistente de produção e direção teatral com Rodrigo Leste e em 2005 na criação de uma peça para teatro de bonecos na escola do grupo Giramundo, além de atuar como ator bailarino na companhia Irassanta de dança teatro.